wood couture
28/12/2013

Retrospectiva: o ritmo veloz de 2013

Nesta época, não há nada melhor que relembrar e celebrar tudo de bom que fizemos em 2013. Aqui na ETEL, o ano correu em ritmo acelerado e foi repleto de acontecimentos.

Completamos 20 anos! São duas décadas contando e recontando a história do mobiliário brasileiro por meio de peças representativas, das mais sofisticadas técnicas de marchetaria e de um espaço capaz de unir arte e design. 
Agregamos novos nomes ao nosso corpo de designers. Oscar Niemeyer e sua filha Anna Maria nos brindaram suas belas curvas, na poltrona Alta e na chaise Marquesa. Enquanto, Domingos Pascali e Sarkis Sermedjan vieram com suas almofadas confortáveis, alinhadas de maneira intuitiva, formando o sofá e poltrona Nuvem.


Abrimos espaço para novas coleções. Nosso querido Jorge Zalszupin teve diversas peças reeditadas, como a poltrona Adriana e a cadeira Verônica. Já Etel Carmona criou o Aparador PW, um móvel com edição limitada e inspirado nas aquarelas de Paulo Werneck.  Isay Wienfeld criou duas incríveis peças ? um berço e um caixão. Elas compuseram a mostra A|Z, que ficou em cartaz em São Paulo e Nova York.  O protótipo do berço tornou-se uma peça de edição limitada, que passou a ser produzida pela ETEL em dezembro.  

E, falando em exposições, levamos ao Canadá  a ?4U from Brazil?. Em parceria com a Avenue Road, reunimos peças de Oscar Niemeyer, Paulo Werneck, Jorge Zalszupin e Carlos Motta para contar parte da história do mobiliário brasileiro. Um debate na Soho House de Toronto, com Lissa Carmona, Gaspar Saldanha e Carlos Motta, ainda apresentou aos convidados os detalhes que tornam as peças nacionais únicas no cenário mundial. 



Tivemos destaque na mídia nacional e internacional, com matérias na Wallpaper, Wish Casa, Casa Claudia Luxo, Bamboo e muitas outras revistas e sites especializados. 

Foi um ano de muito trabalho e enormes conquistas. Para 2014, temos muitos planos, mas o principal deles é surpreender você. Em breve teremos novidades!

twitter facebook e-mail Pin it
20/12/2013

Boas Festas!

Depois de um ano repleto de conquistas, parcerias e novas coleções, queremos agradecer a companhia dos amigos queridos nessa trajetória, com mais de duas décadas de história. 


Assim como em cada uma de nossas peças valorizamos a delicadeza e a atenção aos detalhes, desejamos a todos vocês celebrações perfeitas e inesquecíveis. Que 2014 chegue com a promessa de renovação e 365 novas oportunidades de nos desafiarmos a ser cada vez melhores.


Aproveitamos para comunicar que estaremos em férias coletivas de 22 de dezembro a 5 de janeiro.

Que estejamos juntos novamente no ano que vem! E, cá entre nós, teremos muitas novidades para compartilhar!

twitter facebook e-mail Pin it
20/12/2013

A exclusividade de um protótipo


A revista Wallpaper, uma das publicações mais conceituadas sobre o mundo do design, realizou na última semana a exposição Wallpaper *Handmade, na Art Basel/Miami. Em sua quarta edição, a mostra levou ao público da semana de arte americana mais de 70 peças, criadas exclusivamente para o evento.

O arquiteto brasileiro Isay Weinfeld foi um dos convidados a desenvolver um protótipo especial para a feira. O designer criou uma bandeja para ser usada nos banheiros dos hotéis. Esta primeira peça - feita pela ETEL - possui uma base cuidadosamente esculpida em madeira Angelim e conta com diversos compartimentos, criados para acomodar de maneira elegante todos os artigos de banho. A mostra, que aconteceu entre os dias 4 e 8 de dezembro, ainda expôs acessórios produzidos por arquitetos, designers e marcas dos quatro cantos do mundo. Loius Vitton, Gucci, Marc Jacobs e Nike estão entre os destaques que levaram seus protótipos ao Miami Design District. 

Outros acessórios

Não é novidade nenhuma que Isay Weinfeld possui múltiplos talentos. Em 2008, ele já havia se aventurado pelo mundo de formas ousadas que os acessórios podem proporcionar. Na época, criou uma linha que leva o seu nome, com fruteira, vaso e bandeja. Todos eles resultado de uma abordagem estética apurada, moderna e inteligente.  




twitter facebook e-mail Pin it
13/12/2013

Sob o olhar de Ruy Teixeira

A decoração de um ambiente pode revelar íntimos traços da personalidade de quem o habita. É com esse olhar apurado que o fotógrafo brasileiro Ruy Teixeira adentra casas de personalidades e grandes nomes do design mundial há quase 20 anos. Depois de mais de duas décadas na Itália, o fotógrafo voltou ao Brasil com muita bagagem profissional e um novo desafio: produzir um livro sobre o mobiliário modernista brasileiro. 

 
O ano era 1986. Ruy, que até então trabalhava como repórter fotográfico no Brasil, decidiu aventurar-se por terras europeias. Na Itália, encontrou seu destino. ?Nessa época, entre um trabalho e outro, também fotografava desfiles e ensaios para revistas, como Claudia e Capricho. Quando cheguei a Milão, decidi me direcionar totalmente ao mundo fashion. Criei um olhar artístico e trabalhado. Conheci um mundo novo e isso me permitiu criar registros autorais e únicos?, conta. 

 
Um caminho natural o levou ao design e à arquitetura. Aprofundou seus conhecimentos em estética e adquiriu uma visão pura e conceitual desse mundo. ?Descobri meu fascínio pelo mobiliário há pouco mais de 15 anos, quando fui convidado para fazer um ensaio para a revista Elle Decor , da Itália, chamado Bossa Nova do Design. Nele, procurei mostrar o que o design brasileiro tinha de diferente, que era rico e tinha muita qualidade?, relembra. Depois disso, foi convidado para trabalhar no Studio Edelkoort, fotografou projetos de Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi, Joaquim Tenreiro, Isay Weinfeld, Paulo Mendes da Rocha e Jorge Zalszupin. 
        

Há pouco mais de um ano, Ruy voltou ao Brasil. Em um de seus primeiros trabalhos, conheceu Jayme Vargas ? um dos colecionadores de móveis mais famosos do país. De uma sessão fotográfica para a revista Casa Vogue, surgiu uma parceria, que rendeu um projeto. ?Sob a curadoria de Jayme, quero fazer um livro sobre o mobiliário nacional das décadas de 1940, 50 e 60. Há muitas publicações que mostram o lado histórico das peças. Queremos revelar o lado artístico, fotográfico e conceitual de cada móvel.? Nessa empreitada, o fotografo já clicou a casa de Jorge Zalszupin, um dos designers do portfólio ETEL. 

O resultado deve ser apresentado no final de 2014, em uma edição especial, produzida pela editora Cosac Naify. 
  

  

twitter facebook e-mail Pin it
05/12/2013

Preciosas lembranças da floresta

         
Inúmeras vezes, ouvimos que os pequenos frascos guardam as melhores fragrâncias. Apesar de clichê, trata-se de uma verdade quase absoluta. Os menores e mais rústicos objetos podem trazer em seus traços e curvas preciosos tesouros, uma realidade emprestada de lugares longínquos e criada por talentosas e dedicadas mãos.

      
Os acessórios da AVER, produzidos pela ETEL em Xapuri, no Acre, são considerados verdadeiras joias raras. Raridade que é revelada pelas características únicas de cada exemplar. Traços, texturas e recortes proporcionados pelos veios de sua matéria-prima, seja ela um tronco, um ramo ou uma semente. 


Enquanto isso, sua preciosidade se dá pela qualidade do design e pelos cuidados na construção e no acabamento de cada peça. Exemplares como os bowls Marina e Governador, o vaso Bojudo e as garrafas Aram são torneados manualmente em galhos e braços de árvores, o que os torna objetos ainda mais autênticos. 
    
Por resgatar as origens naturais, essas peças são ótimas opções de presente para as festas de final de ano. Escolha um desses tesouros e surpreenda as pessoas especiais! 
twitter facebook e-mail Pin it

SOBRE O BLOG

Sempre às sextas-feiras um novo post te espera. Entre cortes, entalhos, raspagens e prensa, traremos pra cá o maravilhoso universo da alta costura do mobiliário. Aqui você encontra conversas de bastidores com nossos artistas, histórias das peças e tendências. Estamos aqui para alinhavar os pontos do universo da madeira e do design e fazer novos arremates.


JUNHO 2016 (5)
MAIO 2016 (3)
ABRIL 2016 (1)
NOVEMBRO 2015 (1)
SETEMBRO 2015 (3)
AGOSTO 2015 (1)
JULHO 2015 (1)
JUNHO 2015 (4)
MAIO 2015 (2)
NOVEMBRO 2014 (8)
OUTUBRO 2014 (5)
SETEMBRO 2014 (4)
AGOSTO 2014 (4)
JUNHO 2014 (3)
MAIO 2014 (7)
ABRIL 2014 (2)
MARÇO 2014 (4)
FEVEREIRO 2014 (5)
JANEIRO 2014 (1)
DEZEMBRO 2013 (5)
NOVEMBRO 2013 (5)
OUTUBRO 2013 (4)
SETEMBRO 2013 (5)
AGOSTO 2013 (4)
JULHO 2013 (4)
JUNHO 2013 (4)
MAIO 2013 (6)
ABRIL 2013 (3)
MARÇO 2013 (5)
FEVEREIRO 2013 (3)
JANEIRO 2013 (3)
DEZEMBRO 2012 (2)

 

RSS Feed