wood couture
21/12/2012

Presente para a vida toda

A arte é a mais pura expressão das emoções. Por isso é universal e atemporal. Ao mesmo tempo, cada peça carrega sua história e revela uma cultura através de valores estéticos, beleza, harmonia e equilíbrio. A arte é capaz de nos deixar felizes quando estamos tristes. É alimento para a alma. Embeleza o lar, traz poesia para o dia a dia e nos faz ir além, extrapolar.

Para ETEL, arte é parte da sua essência. E foi pelo amor a ela que há 20 anos nos unimos ao poeta das formas José Bento em uma relação que a cada ano se fortalece. De Salvador para o mundo, sem perder as raízes, JoséBento é hoje nome de prestigio na cena de arte contemporânea global.

Desde a década de 1980, expõe em galerias dentro e fora do Brasil. A paixão pela madeira é, sem dúvidas, o segredo do seu sucesso. Da intimidade com a madeira surgiu a peça ?Árvore?. Uma ideia simples de representar uma árvore numa matéria-prima que um dia já foi uma árvore ? como se a escultura guardasse não apenas uma memória, mas a representação mesmo do material do qual é feita.

Assim, esculpiu a primeira Floresta, que é como chama o conjunto das primeiras 91 árvores que fez, esculpindo pedaços inteiriços de madeira. A partir daí, explorou o mesmo trabalho em diferentes espécies, fez algumas em peroba rosa, mas depois se manteve fiel a sua favorita que é a madeira preta ou Baraúna.

O artista trata as árvores com respeito incomum: a familiaridade obtida após tantos anos de convívio esbarra na constatação de que elas são em número muito maior do que ele jamais poderá conhecer ao longo de sua vida e tratá-las com respeito significa que as reconhece como seres vivos com identidade própria.

E quem diria que as árvores se tornariam símbolo eterno do encontro entre Zé Bento e Etel Carmona? Tudo começou em 1993, quando Bento fazia uma pequena exposição em Belo Horizonte, onde vive. Etel se apaixonou pela peça. Bento disse a ela que a colocasse na entrada de seu ateliêr pois ali dentro havia um guardião que sempre a protegeria. Desde então, a famosa Árvore dá as boas vindas a todos os clientes e amigos da ETEL. E apesar das inúmeras propostas, Etel Carmona não se cansava de repetir "Não dou, não vendo e não empresto".

No ano seguinte, 1994, Etel apresentou o artista ao publico Paulistano em uma exposição individual em sua galeria. A realação entre ETEL e Zé Bento sempre foi baseada no carinho, amizade e admiração mútua. As árvores de Bento são hoje, peças-chave do portfólio da ETEL.

Arte é vida, é história. É também uma ótima maneira de demostrar carinho por nós mesmos, para os amigos, familiares e todos que amamos. É presente para a vida toda.

Vamos celebrar a arte nesse Natal!

twitter facebook e-mail Pin it
12/12/2012

Pode entrar, a casa é sua!

Incorporar a elegância e a qualidade da alta costura em mobílias exclusivas feitas de madeira em escala artesanal. Isso é ETEL, e se a nossa história muitas vezes se confunde com a história do próprio design brasileiro é porque, há 30 anos, somos fiéis a nossa essência, colocando energia e inspiração em cada detalhe e alinhavando o talento dos melhores designers e criativos do Brasil com a maestria de artesãos altamente qualificados.

Falar de design é falar de forma, função, arte, cultura, história e muito mais ? é sobre tudo isso que este blog vai tratar. Queremos relembrar os grandes marcos do nosso passado e dar boas-vindas a um futuro cheio de poesia, talento e realizações. O convite aqui é para vivermos o nosso tempo, tempo de integrar floresta e cidade e fazer design de modo responsável.

Sempre às sextas-feiras, um novo post te espera. Pode ser simplesmente para contar em primeira mão o que estamos fazendo em nossoatelier ou compartilhar nossas andanças pelo mundo. Também vamos revelar conversas de bastidor e um pouco mais sobre os nossos artistas e designers e suas criações.

Entre cortes, entalhos, raspagens e prensa, traremos pra cá o maravilhoso universo da marcenaria. Vamos virar as peças do avesso e mostrar o que há de mais precioso em seu interior, em seu acabamento e nas mãos de quem as constrói. Estamos aqui para alinhavar os pontos do universo da madeira e do design e fazer novos arremates.

Hoje iniciamos também uma nova etapa em na nossa página do Facebook. Mais inspiradora e especialmente dedicada para aqueles que apreciam o melhor do design. Estar on-line é pulsar no ritmo do aqui e agora, onde a vida e arte vibram e uma nova narrativa se constrói.

Seja bem-vindo ao Wood Couture!

twitter facebook e-mail Pin it

SOBRE O BLOG

Sempre às sextas-feiras um novo post te espera. Entre cortes, entalhos, raspagens e prensa, traremos pra cá o maravilhoso universo da alta costura do mobiliário. Aqui você encontra conversas de bastidores com nossos artistas, histórias das peças e tendências. Estamos aqui para alinhavar os pontos do universo da madeira e do design e fazer novos arremates.


JUNHO 2016 (5)
MAIO 2016 (3)
ABRIL 2016 (1)
NOVEMBRO 2015 (1)
SETEMBRO 2015 (3)
AGOSTO 2015 (1)
JULHO 2015 (1)
JUNHO 2015 (4)
MAIO 2015 (2)
NOVEMBRO 2014 (8)
OUTUBRO 2014 (5)
SETEMBRO 2014 (4)
AGOSTO 2014 (4)
JUNHO 2014 (3)
MAIO 2014 (7)
ABRIL 2014 (2)
MARÇO 2014 (4)
FEVEREIRO 2014 (5)
JANEIRO 2014 (1)
DEZEMBRO 2013 (5)
NOVEMBRO 2013 (5)
OUTUBRO 2013 (4)
SETEMBRO 2013 (5)
AGOSTO 2013 (4)
JULHO 2013 (4)
JUNHO 2013 (4)
MAIO 2013 (6)
ABRIL 2013 (3)
MARÇO 2013 (5)
FEVEREIRO 2013 (3)
JANEIRO 2013 (3)
DEZEMBRO 2012 (2)

 

RSS Feed