wood couture
25/10/2013

Astânia, cadeira à mineira

As montanhas verdejantes e a simplicidade cativante do interior de Minas Gerais sopraram, como fortes ventos, inspiração aos ouvidos da designer Etel Carmona. Em uma tarde tranquila de 2006, foi criada uma cadeira que se destaca por sua charmosa simplicidade, aliada a conforto e beleza únicos. 
                 
"As memórias resgatadas durante a elaboração da peça remeteram automaticamente à imagem de Tânia, uma amiga de longa data, que morava em terras mineiras", disse a designer. Para homenagear a grande companheira, a designer escolheu dar seu nome à peça recém-criada. Como não deveriam ser usadas sozinhas, as cadeiras ganharam o nome de Astânia - que remete ao linguajar gracioso dos mineiros, que cortam os S ao final dos plurais, sem dó. 



 O sucesso da Astânia foi tão grande que, no mesmo ano, a designer criou uma banqueta, que segue as mesmas linhas da cadeira, com alguns centímetros a mais de altura. Pelas mãos do mestre marceneiro Moacir Tozzo, as cadeiras ganharam cores fortes e hoje são personalizadas de acordo com o desejo de cada cliente. 


O móvel tornou-se um clássico entre as criações de Etel Carmona e tamanho sucesso rendeu-lhe projetos espalhados pelo mundo todo. 


twitter facebook e-mail Pin it
24/10/2013

Dizem por aí...

Parte da nossa história ganhou destaque em diversas publicações nacionais e internacionais ao longo das últimas semanas. Selecionamos para este post as matérias mais interessantes, que captam a essência do mundo ETEL. 


Em casa com ...
Etel Carmona abriu as portas de seu apartamento para a revista Wish Report. Projetado pela arquiteta Lia Siqueira, a residência foi decorada com peças que dialogam com a trajetória da designer e revelam detalhes de sua personalidade. A poltrona Esfera, de Ricardo Fasanelo, a mesa Pétalas, de Jorge Zalszupin, e as mesas Flor, da própria Etel, estão entre as peças escolhidas para compor os ambientes. 


Enquanto isso, Lissa Carmona mostrou sua morada na revista Wish Casa. Seu estilo clean e senso de estética apurado foram as inspirações para que as arquitetas Lia Siqueira e Marina Linhares construíssem uma residência com a cara da CEO da ETEL. Entre as várias peças escolhidas para compor o espaço, há o livreiro Jatobá, de Etel Carmona; o banco Trinco, de Lia Siqueira; o carrinho de Chá, de Jorge Zalszupin; e sofá São Conrado, de Claudia Moreira Salles.

Exposição "4U From Brazil" 


Em setembro, o design brasileiro ganhou mais um notável capítulo em sua história. A  exposição "4U from Brazil" - uma parceria entre ETEL e Avenue Road - ganhou destaque em diversos veículos. Nas revistas brasileiras Bamboo e Casa Claudia Luxo e a Azure, o Programa de Rádio Monocle e Globe and Mail, do Canadá. Confira as matérias publicadas!

Poltrona com história  


A poltrona Adriana teve sua história revelada por diversos veículos, entre eles, a Casa Vogue, o site Glamourama e Wish. Criada pelo célebre designer polonês Jorge Zalszupin, o móvel conta com desenho original de 1962 e passou décadas escondida na garagem de seu criador. Quando restaurada, ganhou o nome de sua neta, Adriana. Para saber mais sobre essa história, clique nas matérias! 

twitter facebook e-mail Pin it
16/10/2013

Dado Castello Branco, elegância discreta



Se o estilo de Dado Castello Branco tivesse de ser definido em apenas uma palavra, ela seria "elegância". Em seus projetos, espalhados por inúmeras cidades - como Nova York, Aspen, Philadelfia e outras tantas no Brasil -, o arquiteto prioriza a beleza e a simplicidade sem, no entanto, abrir mão do que é chique e confortável. 

Para ele, um projeto só é capaz de cumprir seu papel com êxito quando cada parte do espaço reflete a personalidade daquele que o ocupa - e isso é o que mais o fascina na profissão.  

Por curiosos caminhos

Arquiteto e urbanista por formação, Dado encantou-se também pelas linhas instigantes e pelos traços ousados que o design poderia lhe oferecer. "Sempre fui do mundo da arquitetura e da decoração. Encontrar o design foi um caminho natural. Não precisei planejar, decidir, escolher. Foi algo automático", conta o arquiteto, que se inspira sobretudo nas criações de George Nakashima, um design japonês reconhecido pela aparência elementar de suas peças. 
 
     
Dado aceitou o design de mobiliário como um breve desafio, do qual floresceu naturalmente a parceria com a ETEL. "Dado e eu nos conhecemos há quase 20 anos e dessa parceria profissional nasceu uma amizade cheia de carinho", conta Etel Carmona. "Um dos momentos mais especiais da nossa trajetória juntos foi a primeira Casa Cor do Dado, em 2008. O projeto reunia inúmeros móveis da ETEL, o que destacava nossas afinidades e a elegância das escolhas", completou. 

Em 2006, Dado lançou sua primeira linha de mobiliário editada pela marca. As peças, brilhantemente executadas, ganharam nomes que remetem a pessoas especiais. A cadeira Francisco, as mesas laterais Valentina e Gêmeos e a mesa de jantar Guilli homenageiam os filhos, enquanto a mesa central Carolina foi criada especialmente para a esposa. 

 


Em 2012, surgiu uma linha de móveis para jogos. Duas mesas criadas especialmente para ambientar espaços leves e descontraídos e reunir amigos ao seu redor. A mesa de Gamão conta com tampo de couro e detalhes nas gavetas e pés de cobre.   

Para o futuro, Dado promete trabalhar em uma mesa de pingue-pongue. Charmosa e cheia de detalhes, como todas as suas criações . 

twitter facebook e-mail Pin it
07/10/2013

Stephan Weishaupt, um fã do design brasileiro

"O design brasileiro ganhou sabor e encontrou seu verdadeiro caminho". É assim que começamos a nossa conversa em tom de bastidores com Stephan Weishaupt, presidente da Avenue Road e idealizador da exposição "4U from Brazil". A mostra que fica em cartaz até 2014 em Toronto, deve expor mais de cinquenta peças de mobiliário produzidas pela ETEL. 


Para o empresário, até a década de 1940, os traços e linhas do mobiliário nacional estavam muito próximos ao discurso modernista sustentado pelos europeus. No entanto, a história ganhou outros rumos e nas últimas décadas os designers brasileiros estabeleceram uma identidade tipicamente nacional, tornando suas curvas conhecidas e reconhecidas pelo mundo todo. 


Primeiro contato 

E foi pelas curvas das peças de Joaquim Tenreiro que Stephan conheceu o nosso design. "Dois amigos - Glenn e George  - compraram uma cadeira em uma viagem ao Brasil e a levaram para os Estados Unidos. Fiquei surpreso e ao mesmo tempo extasiado com a peça", relembra. 
       
Com o passar dos anos, Stephan tornou-se um apreciador do nosso design e começou uma profunda pesquisa sobre as influências e sobre a evolução dos estilos. "Foi aí que conheci os móveis da ETEL, principalmente por meio de revistas. E, finalmente, pude vê-los pela primeira vez em uma galeria em Dusseldorf, na Alemanha, há quase sete anos. Então, decidi que iria visitar o showroom da marca em São Paulo! E pouco tempo depois, abrimos a primeira exposição de móveis brasileiros Toronto".  


"4U from Brazil"
  
Promovida pela Avenue Road, a mostra levará ao público canadense peças de Oscar Neimeyer, Paulo Werneck, Jorge Zalszupin e Carlos Motta. Cada um desses designers traz uma perspectiva muito original e a junção deles mostra toda a autenticidade do design brasileiro. 

"Além de mostrarmos belíssimas peças, traçaremos a história dos indivíduos, os processos de criação e a história dos móveis", conta Stephan. Para isso, o presidente da Avenue Road selecionou as peças mais emblemáticas de cada designer, entre elas a chaise-longue Rio, a poltrona Adriana, a Asturia e as mesas de Paulo Werneck. 

A mostra fica em cartaz até março de 2013. 

twitter facebook e-mail Pin it

SOBRE O BLOG

Sempre às sextas-feiras um novo post te espera. Entre cortes, entalhos, raspagens e prensa, traremos pra cá o maravilhoso universo da alta costura do mobiliário. Aqui você encontra conversas de bastidores com nossos artistas, histórias das peças e tendências. Estamos aqui para alinhavar os pontos do universo da madeira e do design e fazer novos arremates.


JUNHO 2016 (5)
MAIO 2016 (3)
ABRIL 2016 (1)
NOVEMBRO 2015 (1)
SETEMBRO 2015 (3)
AGOSTO 2015 (1)
JULHO 2015 (1)
JUNHO 2015 (4)
MAIO 2015 (2)
NOVEMBRO 2014 (8)
OUTUBRO 2014 (5)
SETEMBRO 2014 (4)
AGOSTO 2014 (4)
JUNHO 2014 (3)
MAIO 2014 (7)
ABRIL 2014 (2)
MARÇO 2014 (4)
FEVEREIRO 2014 (5)
JANEIRO 2014 (1)
DEZEMBRO 2013 (5)
NOVEMBRO 2013 (5)
OUTUBRO 2013 (4)
SETEMBRO 2013 (5)
AGOSTO 2013 (4)
JULHO 2013 (4)
JUNHO 2013 (4)
MAIO 2013 (6)
ABRIL 2013 (3)
MARÇO 2013 (5)
FEVEREIRO 2013 (3)
JANEIRO 2013 (3)
DEZEMBRO 2012 (2)

 

RSS Feed