wood couture
22/09/2014

Coleção ETEL em Belo Horizonte


A história de amizade e parceria entre Etel Carmona e Tânia Gontijo começou há mais de 20 anos. Para celebrar este encontro, a São Romão Móveis criou um espaço totalmente dedicado à Coleção ETEL.  

A decoração ficou por conta do talentosíssimo arquiteto mineiro Pedro Lázaro. Em 130 m², estão em exposição peças do design moderno e contemporâneo nacional. Jorge Zalszupin, Oscar Niemeyer, Etel Carmona, Dado Castelo Branco, Lia Siqueira, Claudia Moreira Salles...  






 Aos mineiros, sem dúvida, vale a visita! 
twitter facebook e-mail Pin it
22/09/2014

Suchus: vinda dos crocodilos


A sustentabilidade é uma marca intrínseca da ETEL. Seus mais de 20 anos de história são permeados pelo uso consciente da madeira, sendo ela, tratada como uma joia da floresta - nobre, valiosa e merecedora de cuidados. 

A partir desse conceito, Etel Carmona voltou seu olhar a outros materiais sustentáveis e, diante de um desafio, criou a banqueta Suchus - nome de origem grega, usado para formar palavras que significam "crocodilo". 
 

A designer escolheu peles genuínas de Jacaré-açu, considerado o "Black alligator" da América do Sul. Os móveis são únicos e valiosos em cada um de seus detalhes. As peles carregam a história dos indivíduos, são suaves e agradáveis ao toque. 
   
Os couros da espécie Melanosuchus niger são extraídos da forma mais consciente possível. Uma cooperativa de extrativistas, localizada na Amazônia, cria os animais e trata os couros de forma artesanal. Há um trabalho cuidadoso, que preza pela continuidade e preservação da espécie.  Todo o processo conta com a supervisão e orientação de órgãos ambientais, como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, a Fundação Biodiversitas e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.  

"A ETEL é pioneira ao usar esse tipo de material. Com isso, incentivamos o desenvolvimento da cadeia produtiva do Jacaré-açu, que contribui para a preservação da Floresta Amazônica, da cultura local e para a melhoria da qualidade de vida das comunidades localizadas em áreas remotas", diz Etel Carmona.  

A banqueta Suchus foi criada especialmente para a exposição "Inéditos: design-arte", que acontece no Rio de Janeiro, durante a IDA. 
twitter facebook e-mail Pin it
22/09/2014

Baqueta e Bar Gávea: ícones de Jorge Zalszupin


Nos dourados anos 1950, a rigidez e os tons escuríssimos do Jacarandá Bahia predominavam nas peças de mobiliário nacional. Perfeitos exemplares, que exploravam todo o potencial dessa belíssima madeira eram a Banqueta e o Bar Gávea, criados por Jorge Zalszupin, em 1959. À época, o designer dirigia a L'Atelier, empresa que revolucionou a forma de se produzir mobiliário no país. 

    
Mais de 50 anos após sua concepção, a ETEL recuperou a história dessas peças e lançou suas versões reeditadas. O jacarandá deu lugar às madeiras extraídas de forma sustentável do manejo florestal, como  imbuia, louro, nogueira americana e freijó. 

       
Uma volumosa porção de madeira equilibra-se sobre pés de ferro, quadrados e rígidos, que contrastam com a sutileza das costas do móvel. Elas são trabalhadas em angulosas formas, que criam um interessante desenho, digno de um móvel ímpar. 

 
O interior do Bar é espelhado e torna a peça ainda mais incrível. Para finalizar, os puxadores arredondados - ma característica recorrente da obra de Jorge Zalszupin - marcam presença na peça. 


twitter facebook e-mail Pin it
10/09/2014

Uma singela homenagem


"A ideia era fazer uma homenagem em vida", conta Lissa Carmona, diretora da ETEL. "A entrada de Sergio Rodrigues na Coleção ETEL era um momento muito esperado por todos nós. Passamos os últimos meses muito próximos. Estávamos trabalhando no lançamento de reedição da mesa de trabalho e da poltrona Adolpho, peças que tinham um enorme valor afetivo em sua carreira".
   

Entre os dias 10 e 14 de setembro, esta singela homenagem se concretizará na mostra "De Sergio, para Adolpho", durante a IDA, a Feira de Design do Rio, durante a ArtRio. A mostra, organizada pela ETEL, contará a história da mesa de trabalho e da poltrona Adolpho, criadas por Sergio para seu grande amigo Adolpho Bloch fundador do Grupo Bloch, responsável pela TV Manchete. As peças possuem um imenso valor afetivo e sua reedição celebra o encontro mais que esperado entre a obra de Sergio Rodrigues e a maestria da Coleção ETEL. 
 

Durante o evento, ainda será lançado um livro que leva o mesmo nome da exposição. Baseada na última entrevista de Sergio, a obra conta a história da relação do designer com Adolpho, seu grande amigo e parceiro imprescindível para a sua carreira. 
  

Adolpho foi um dos primeiros compradores da obra-prima de Sergio, a poltrona Mole. No anos 60, ela ficou quase um ano na vitrine da Oca, loja que Sergio havia fundado. Quando o designer deixou a Oca, Bloch tornou-se cliente praticamente exclusivo, dado o volume de peças criadas por Sergio para as sedes da empresa.

A Linha Adolpho foi encomendada em 1990, quando ambos já tinham décadas de convivência, e numa época em que o design autoral vivia um período de ostracismo no País. O proprietário da Bloch queria poltrona e mesa de trabalho nova
s para sua sala. Como sempre, deixou Sergio totalmente à vontade para criar. A imponência do conjunto sugere que essa realmente foi a melhor escolha. A poltrona tem pés de "patins", como explica Sergio. "Essa solução funciona
 muito bem em pisos acarpetados", completa. Sua surpreendente ergonomia foi o primeiro atributo comentado por Adolpho. 

Para celebrar o encontro de Sergio Rodrigues e Etel Carmona, será lançada uma edição limitada de cinco peças confeccionadas com verdadeiros tesouros, guardados há décadas no acervo ETEL à espera de um momento especial. Quase extintas, estas madeiras originais da Mata Atlântica possuem um valor simbólico para Etel. Elas inspiram cuidados, são preciosidades. 

Além das edições limitadas nas madeiras de coleção, a ETEL comercializará a partir de 20 de setembro a linha Adolpho, dessa vez em madeiras certificadas, como Freijó, Sucupira e Cedro.
twitter facebook e-mail Pin it

SOBRE O BLOG

Sempre às sextas-feiras um novo post te espera. Entre cortes, entalhos, raspagens e prensa, traremos pra cá o maravilhoso universo da alta costura do mobiliário. Aqui você encontra conversas de bastidores com nossos artistas, histórias das peças e tendências. Estamos aqui para alinhavar os pontos do universo da madeira e do design e fazer novos arremates.


JUNHO 2016 (5)
MAIO 2016 (3)
ABRIL 2016 (1)
NOVEMBRO 2015 (1)
SETEMBRO 2015 (3)
AGOSTO 2015 (1)
JULHO 2015 (1)
JUNHO 2015 (4)
MAIO 2015 (2)
NOVEMBRO 2014 (8)
OUTUBRO 2014 (5)
SETEMBRO 2014 (4)
AGOSTO 2014 (4)
JUNHO 2014 (3)
MAIO 2014 (7)
ABRIL 2014 (2)
MARÇO 2014 (4)
FEVEREIRO 2014 (5)
JANEIRO 2014 (1)
DEZEMBRO 2013 (5)
NOVEMBRO 2013 (5)
OUTUBRO 2013 (4)
SETEMBRO 2013 (5)
AGOSTO 2013 (4)
JULHO 2013 (4)
JUNHO 2013 (4)
MAIO 2013 (6)
ABRIL 2013 (3)
MARÇO 2013 (5)
FEVEREIRO 2013 (3)
JANEIRO 2013 (3)
DEZEMBRO 2012 (2)

 

RSS Feed