wood couture
04/08/2014

Pronta Entrega: Miguel Pinto Guimarães

"Desde pequeno desenhava compulsivamente, barcos, cidades subterrâneas, cidades extraterrestres... Mas confesso que ter surfado ou jogado mais bola me faz hoje uma p* falta!". É com tamanha irreverência que o arquiteto carioca Miguel Pinto Guimarães conta ao Wood Couture como descobriu seu maior talento: a arquitetura. 

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ, Miguel enxerga o essencial em um projeto e busca provocar sensações inusitadas, experiências sensoriais diferentes em cada espaço. "O essencial mesmo é simplificar a vida do cliente. Podar os excessos. Aparar as arestas. E esta sutil tarefa começa pelo design", diz.

 
Nome: Miguel Pinto Guimarães

Atividade profissional: Arquiteto

Moro na... muy leal e heróica cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro

Quando era criança queria ser... Peter Pan

Uma lembrança... cheiro de terra molhada

     

Não viveria sem... Coca-Cola

Na minha casa não pode faltar... meus amigos, meus filhos, meus discos, meus livros e nada mais. Arquitetura/decoração é... um vício, um sacrifício, um sacerdócio, um nobre ofício, um bom negócio.

Madeira preferida: peroba do campo por seu corpo dourado.

Peça de design que mais admira: nada foi inventado pelo homem mais bonito do que um pé de mesa Saarinen.

Boa música: Gal, Bethânia, Rita, Clara.

Leitura inspiradora: Flicts.

Projeto dos sonhos: férias.

O que o futuro profissional lhe reserva? O que mais me interessa é sempre o desconhecido, o que eu não domino, o que requer pesquisa. Na prancheta, um estádio, um hotel, um teatro, um parque urbano, um centro de convenções...  
      

O que mais te atrai na arquitetura? O que mais me interessa não são os projetos em si. São as pessoas. Sou um apaixonado pelas pessoas. Pessoas interessantes vão render projetos brilhantes. Bons projetos me trarão excelentes amigos, conversas inteligentes, risadas gostosas. O melhor projeto é o que termina em um copo de uísque numa varanda.

twitter facebook e-mail Pin it
04/08/2014

Uma dupla homenagem a Jorge Zalszupin

Na última segunda-feira (2), aconteceu na livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em São Paulo, o lançamento do livro "Jorge Zalszupin: design moderno no Brasil". A obra, escrita por Maria Cecília Loschiavo e organizada por Lissa Carmona, conduz o leitor por uma verdadeira viagem pelo design brasileiro criado por Zalszupin. 

 
Do sofisticado mobiliário em Jacarandá da Bahia aos utensílios trabalhados em plástico injetável da linha EVA, Zalszupin foi um verdadeiro pioneiro na criação de mobiliário pela indústria nacional. 
   
  
Ao longo da busca por informações para o livro, foi encontrado o manuscrito, em que Jorge Zalszupin conta em detalhes as nuances de sua vida. Em "De * pra lua", o designer narra como abandonou os cenários europeus devastados pela II Guerra Mundial e desembarcou num Brasil festivo, em pleno Carnaval, ao som de Chiquita Bacana. 


O lançamento duplo das obras de Zalszupin, editadas pela Editora Olhares, foi celebrado em uma noite de autógrafos. Ao lado de Maria Cecília, Jorge recebeu seus convidados e amigos. 
twitter facebook e-mail Pin it
04/08/2014

Um pouco mais de Paulo Werneck...

Hoje, todos os olhos estão voltados para a Belo Horizonte. A Seleção Brasileira irá adentrar os gramados mineiros e mostrar ao mundo o que a terra que recebeu uma das obras mais famosas da arquitetura nacional -a Igreja da Pampulha - tem a oferecer. A construção conta com toques de um repleto azul, que adornam suas paredes. A obra trata-se de um painel do muralista Paulo Werneck. Entre as décadas de 1940 e 1960, o artista trabalhou ao lado de grandes mestres da arquitetura, como Oscar Niemeyer e irmãos Roberto.  
 

A partir de uma releitura primorosa das mesas de Paulo Werneck, a ETEL criou a Mesa de Jogos Otto, uma peça exclusiva, com edição limitada. A base do móvel respeita os traços da mesa central Cabral, enquanto seu mosaico ? feito com placas de pedra - traz a geometria em tons de cinza, marrom e verde ? clássicos da mesa Otto. 

      
O primeiro exemplar da Mesa de Jogos atravessou o continente americano e desembarcou na Avenue Road, representante da ETEL em Miami. 


A Coleção ETEL ainda possui outras peças criadas por Paulo Werneck. As mesas centrais e laterais Yolanda, Otto, Cabral, Gaspar e Joaquim são, e o aparador PW completam o grupo e demonstram a sofisticação da arte aplicada ao design. 
   
twitter facebook e-mail Pin it
04/08/2014

O reconhecimento de um mestre

No último mês, aconteceu em Nova York, São Paulo e no Rio de Janeiro o lançamento do livro "Jorge Zalszupin: design moderno no Brasil". 

 
Editado pela Editora Olhares, organizado por Lissa Carmona e com texto de Maria Cecília Loschiavo, o livro reconstrói a história de um dos nomes mais importantes do design de mobiliário do país. 
   

A obra ganhou destaque em diversas publicações nacionais e internacionais. No jornal The New York Times ganhou destaque ao lado da exposição Compasso, que exibia as peças do próprio Jorge Zalszupin, na Galeria Espasso. A revista Surface trouxe uma matéria sobre o ícone. 
  

A Folha de S. Paulo, o Estado de S. Paulo, o jornal O Globo deram destaque a geração de designers dos anos 50. As revistas Carta Capital, IstoÉ Gente, Elle e Casa Claudia Luxo trouxeram matérias especiais sobre o livro.  

      
Já o canal Arte 1 trouxe uma entrevista com o designer e com Lissa Carmona, diretora da ETEL e organizadora da obra.



 
twitter facebook e-mail Pin it

SOBRE O BLOG

Sempre às sextas-feiras um novo post te espera. Entre cortes, entalhos, raspagens e prensa, traremos pra cá o maravilhoso universo da alta costura do mobiliário. Aqui você encontra conversas de bastidores com nossos artistas, histórias das peças e tendências. Estamos aqui para alinhavar os pontos do universo da madeira e do design e fazer novos arremates.


JUNHO 2016 (5)
MAIO 2016 (3)
ABRIL 2016 (1)
NOVEMBRO 2015 (1)
SETEMBRO 2015 (3)
AGOSTO 2015 (1)
JULHO 2015 (1)
JUNHO 2015 (4)
MAIO 2015 (2)
NOVEMBRO 2014 (8)
OUTUBRO 2014 (5)
SETEMBRO 2014 (4)
AGOSTO 2014 (4)
JUNHO 2014 (3)
MAIO 2014 (7)
ABRIL 2014 (2)
MARÇO 2014 (4)
FEVEREIRO 2014 (5)
JANEIRO 2014 (1)
DEZEMBRO 2013 (5)
NOVEMBRO 2013 (5)
OUTUBRO 2013 (4)
SETEMBRO 2013 (5)
AGOSTO 2013 (4)
JULHO 2013 (4)
JUNHO 2013 (4)
MAIO 2013 (6)
ABRIL 2013 (3)
MARÇO 2013 (5)
FEVEREIRO 2013 (3)
JANEIRO 2013 (3)
DEZEMBRO 2012 (2)

 

RSS Feed