wood couture
25/01/2013

Explore a São Paulo do design e da arquitetura

Aproveite a calmaria do feriado e comemore o aniversário de 459 anos de São Paulo com estilo. A 5ª maior cidade do mundo oferece aos seus 11 milhões de habitantes prédios e interiores idealizados por verdadeiros gênios da arquitetura e do design.

Não sabe onde eles estão? Nós vamos ajudá-lo com isso!

Selecionamos quatro lugares de extremo bom gosto dessa nossa São Paulo querida que você precisa conhecer. Confira:


1. Mistral Wine & Champagne Bar - Shopping JK Iguatemi

Projeto do Studio Arthur Casas, acaba de receber um prêmio em Nova York de melhor design de 2012 na categoria loja. O ponto oferece degustação dos melhores vinhos, Champagnes e espumantes do mundo, incluindo rótulos raramente servidos por taça. As bebidas podem ser acompanhadas por mini tapas, elaboradas especialmente para harmonizar com a seleção de bebidas que varia a cada semana.

A loja apresenta mesas interativas, que contam tudo sobre o vinho exposto, desde safra e região até a história da viníciola. É possível encontrar vinhos excelentes, servidos por taça e rótulos raros.

Onde fica? Shopping JK Iguatemi. Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041.


2. Bottega BottaGallo

Inspirado nos bares Itália, a petiscaria caseira e rústica foi projetada pelo arquiteto Carlos Motta. A madeira, marca registrada do profissional, está nos pisos, teto e balcões do bar da cozinha. Quadros e pequenas estátuas de galos são o destaque da decoração. Na entrada do estabelecimento, existe uma área chamada Missa do Galo, que é reservada para degustações e pode ser reservada por até 12 convidados a cada noite. Massas e martinis, coquetel que nasceu em Veneza, são boas pedidas!

Onde fica? Rua Jesuíno Arruda, 520




3. Loja Havaianas

Projetada pelo arquiteto Isay Weinfeld, a loja-conceito da marca Havaianas, em São Paulo, já recebeu até premio internacional no World Architecture Festival (WF) em 2009 na categoria espaços comerciais. A ideia principal da obra era materializar o espírito casual, confortável e jovem da marca. Os espaços abertos e o ambiente praiano têm tudo a ver com as sandálias brasileiras reconhecidas mundialmente.

Na loja, você encontra praticamente todos os mais de 300 modelos de Havaianas, incluindo os tipo exportação, que possuem espaço próprio. 

Onde fica? Rua Oscar Freire, 1116.


4. Casa Modernista

Projetada pelo arquiteto Gregori Warchavchik e construída em 1928 para ele e sua esposa morarem, essa casa marcou a chegada do modernismo à arquitetura brasileira. As formas retas e a falta de adornos externos são as principais características da obra, idealizada de ponta a ponta por Warchavchik: projeto, construção, decoração, interiores, móveis e peças de iluminação. A obra representou uma revolução no cenário paulistano e é aberta para visitação.

Onde fica? Rua Santa Cruz, 325.


Uma parada que vale acrescentar a esse roteiro é a loja ETEL para conhecer a Coleção São Paulo. Trata-se de um conjunto de móveis e peças idealizado pela própria Etel Carmona, fundadora da marca, com o intuito de homenagear a cidade São Paulo. Para ficar com um gostinho, conheça o banco Ibirapuera, o aparador Bela Vista e a mesa Anhembi.

Bom feriado para todos!


twitter facebook e-mail Pin it
18/01/2013

Pronta entrega


Tornar realidade aquilo que nos faz feliz. É assim que a arquiteta de interiores Marina Linhares conduz seu trabalho e encanta criando ambientes aconchegantes, íntimos e que transbordam vida. Mais do que uma assinatura, ela incorpora a essência do morador aos projetos que desenvolve.



Como ela mesma diz, basta um segundo olhar para apreender o que é especial. Rápida em suas produções, é capaz de transformar um ambiente totalmente cru em poucos dias. Combina peças de design aparentemente destoantes, encontra a luminosidade ideal, define as cores exatas na busca incessante pelo equilíbrio entre forma e função. Está tudo ali, para pronta entrega.

Em uma conversa exclusiva para o Wood Couture, Marina revelou um pouco mais da sua personalidade e das suas referências. Sinta-se à vontade para conferir.

Nome: Marina Linhares

Atividade profissional: arquiteta de interiores

Moro em São Paulo.

Quando era criança queria ser fazendeira. Acho que foi uma influência da minha família, dos negócios. Acabei fazendo administração por conta disso, mas não teve jeito, quando vi a decoração, o design já eram algo maior, uma paixão.

Uma lembrança: o nascimento das minhas duas filhas: Teresa e Antonia.

A melhor notícia que recebeu nos últimos tempos: pra mim é sempre uma boa notícia uma obra finalizada com o cliente feliz.

A decoração e a arquitetura de interiors são um olhar sobre as memórias e os sonhos dos cliente. Elas falam de cores, texturas, conforto, o uso máximo do ambiente, sempre buscando o equilíbrio entre forma e função.

Não viveria sem meu celular.

Na minha casa não pode faltar boa música.

Madeira preferida: gosto da grande maioria das madeiras, mas se fosse destacar apenas uma ficaria com o Freijó, sua tonalidade e seu desenho me encantam.

Peça de design que mais admira: Gosto muito da poltrona Crinolina, da Patricia Urquiola.

Prato saboroso: toda boa pasta.


Leitura inspiradora: Louise Bourgeois, de Ulf Küster

Boa música: Jazz e música brasileira

Viagem inesquecível: Turquia. O colorido, os cheiros do Grande Bazar, a diversidade dos artesanais, os monumentos históricos, tudo me tocou.

Projeto dos sonhos: Ainda quero fazer um hotel boutique, com um quarto diferente do outro. Todos especiais.

Um conselho: A casa tem que ser feita para quem mora nela. O compromisso com o que faz o morador feliz é essencial. 
twitter facebook e-mail Pin it
11/01/2013

Madeira roxa: uma das infinitas surpresas da floresta

Quem entra na floresta e se depara com essa árvore exuberante mas aparentemente tradicional nem faz ideia de que por trás daquele tronco acinzentado jaz uma madeira nobre e para lá de inusitada.

Com altura entre 20 a 30 metros, mais ou menos 80 cm de diâmetro, raízes acima do solo, folhas alongadas, curtos cachos de flores, fruto seco com consistência de couro e semente achatada, a Violeta leva esse nome justamente pela coloração de sua madeira, usada em artesanato e mercado joalheiro como material alternativo na produção de bijuterias e joias, puramente feitas destes materiais ou em combinação com metais, cristais e porcelana.

Uma verdadeira joia da floresta, essa árvore é símbolo de toda uma gama de espécies de características peculiares e visual deslumbrante que existem pelas florestas brasileiras. Quem já assistiu algum episódio do programa "Um Pé de Quê?", apresentado pela Regina Casé, no Canal Futura? O programa já tem mais de 10anos e segue com a nobre missão de conscientizar para a crescente importância da preservação das espécies raras das matas do Brasil.

No episódio sobre a Violeta, também chamada de Roxinho, Regina destacou um ponto importante no que diz respeito as madeiras. Quanto mais raras, mais nobres e mais valiosas. E quando entram na moda, certamente se tornam ameaçadas de extinção. É aí que surge um novo valor: o ambiental.

Por esse ponto de vista, a Violeta nos ensina um pouco mais sobre a arte de ser ecologicamente correto.

Existe o jeito certo de fazer o manejo das florestas para que espécies exóticas continuem se tornando produtos lindos e de design impecável prontos para enfeitarem o nosso dia a dia.

E como não é de hoje que madeiras exóticas são tendência no mundo do design, do lado de quem compra, o importante é garantir que a madeira além de linda seja certificada. O mais famoso selo é o FSC. Só assim, o Pau-roxo ou Pau-roxo-da-terra-firme,outros nomes da Violeta, continuará florescendo entre os meses de julho e agosto, dando frutos entre abril e dezembro e embelezando nossas paisagens naturais e lares ao mesmo tempo!

Foi em 1995 que começamos a trabalhar com a Violeta. Trazemos lá da Amazônia, com a origem garantida, é claro. O Livreiro Jatobá e a Caixa Esteira são duas peças do portfólio ETEL feitas com essa madeira.

Delicadas, respeitam e valorizam as melhores características dessa árvore tão especial.

twitter facebook e-mail Pin it

SOBRE O BLOG

Sempre às sextas-feiras um novo post te espera. Entre cortes, entalhos, raspagens e prensa, traremos pra cá o maravilhoso universo da alta costura do mobiliário. Aqui você encontra conversas de bastidores com nossos artistas, histórias das peças e tendências. Estamos aqui para alinhavar os pontos do universo da madeira e do design e fazer novos arremates.


JUNHO 2016 (5)
MAIO 2016 (3)
ABRIL 2016 (1)
NOVEMBRO 2015 (1)
SETEMBRO 2015 (3)
AGOSTO 2015 (1)
JULHO 2015 (1)
JUNHO 2015 (4)
MAIO 2015 (2)
NOVEMBRO 2014 (8)
OUTUBRO 2014 (5)
SETEMBRO 2014 (4)
AGOSTO 2014 (4)
JUNHO 2014 (3)
MAIO 2014 (7)
ABRIL 2014 (2)
MARÇO 2014 (4)
FEVEREIRO 2014 (5)
JANEIRO 2014 (1)
DEZEMBRO 2013 (5)
NOVEMBRO 2013 (5)
OUTUBRO 2013 (4)
SETEMBRO 2013 (5)
AGOSTO 2013 (4)
JULHO 2013 (4)
JUNHO 2013 (4)
MAIO 2013 (6)
ABRIL 2013 (3)
MARÇO 2013 (5)
FEVEREIRO 2013 (3)
JANEIRO 2013 (3)
DEZEMBRO 2012 (2)

 

RSS Feed